Foto: Maria Shanina / Unsplash |
Quantas vezes passas por umas flores ou por aquele inseto estranhamente fascinante, mas não sabes qual o nome ou espécie? Bem, se a tua resposta foi "muitas vezes", o iNaturalist tem a solução: a app Seek.
É impossível conheceres tudo. Por isso, existe a Internet. O iNaturalist, uma plataforma online para amantes da natureza - uma espécie de mistura entre o Facebook e o Wikipedia, mas para fauna e flora -, lançou uma nova app que ajuda os "cidadãos-cientistas" a identificar plantas e animais pelos quais se cruzam. Bem, pelo menos 30 mil espécies para já, uma vez que o número aumenta de acordo com as novas espécies fotografadas pelos utilizadores e depois registadas pelo iNaturalist.
Imagem: iNaturalist |
O procedimento é simples e fácil. A app usa uma tecnologia de reconhecimento fotográfico de modo a identificar o animal ou planta ao qual estás a tirar foto. Funciona como o Shazam, mas em vez de identificar músicas, identifica formas de vida.
Contudo, a fotografia deverá estar focada e ser capturada próxima do alvo, senão torna-se difícil para a aplicação entender e analisar a imagem. Esta situação tem sido uma das maiores queixas até ao momento: a câmara própria da aplicação Seek não possui uma qualidade satisfatória.
Imagem: Público |
Além disso, quando a espécie é identificada, a app fornece informação (do Wikipedia) acerca dela. Também funciona como um jogo. Enquanto capturas algumas fotografias da fauna e flora, a tua coleção de espécies encontradas aumenta. De acordo com o número de animais e plantas identificadas, podes ganhar emblemas.
Image: Público |
Não requer qualquer registo, mas pode exigir a localização do dispositivo. Assim, a app pode encontrar e sugerir seres vivos que estejam próximos do utilizador e ajudar-te na tua aventura com um mapa in-app.
Para já, a aplicação apenas se encontra disponível em inglês e para dispositivos iOS (sistemas Apple). Esperemos que possas desfrutar e divertir-te ainda mais enquanto passeias pelo parque!
Autor: Pedro Valente Lima
0 comentários