O lugar emblemático do jardim de S. Lázaro reserva-te uma característica historicamente especial: é o jardim municipal mais antigo do Porto.
Tudo começou em 1833, quando foi iniciada a construção sob o nome oficial de Jardim Marques de Oliveira. Porém, e apesar de não estar terminado, a inauguração deu-se em 1834, no aniversário de D. Maria II.
Desenhado após o cerco do Porto, que colocou frente a frente liberais e absolutistas, uma das partes do jardim foi criada por D. Pedro IV, dedicada às mulheres portuenses que sofreram com o cerco. O objetivo era ser um lugar de recreio, onde as "damas", como se dizia na altura, não deviam ser perturbadas.
Ora, o Jardim Marques de Oliveira rapidamente passou a ser conhecido por Jardim de S. Lázaro, devido à presença de um espécie de hospital nas redondezas, onde eram tratados os leprosos, que tinham como padroeiro S. Lázaro.
Foto: Monumentos Desaparecidos - Jardim de S. Lázaro |
O jardim tipicamente romântico contava com a realização periódica de uma feira, que tal como acontecia noutros lugares da cidade, ocupava o espaço várias vezes durante o ano, até ao final da segunda década do século XX.
Aliada à idade, vem a recordação e por isso encontramos aqui alguma da vegetação mais antiga do Porto, como as magnólias, camélias, cedros e um coreto de ferro. De facto, o jornal Público considera mesmo o Jardim de S. Lázaro como um "oásis de árvores".
A preservação do jardim ao longo do tempo justifica-se, em parte, pelas leis severas a que estava sujeito. Para além do horário de funcionamento, era proibida a entrada a cavalo e aos cães, o arranque de qualquer vegetação ou flor: nem sequer era permitido tocar nas plantas!
Também os mendigos, crianças sozinhas ou todas as pessoas que não apresentassem um aspeto adequado estavam banidas do recinto. A pena para quem desrespeitasse estas regras era uma multa pesada.
O ilustre escritor português, Camilo Castelo Branco, recebeu neste jardim, por D. Pedro II, a Comenda da Ordem da Rosa.
Foto: Escola de Belas Artes do Porto |
Jardim de Marques de Oliveira -São Lázaro
Avenida Rodrigues de Freitas
Porto
Horário: De abril a setembro, das 9h00 às 20h00; de outubro a março, das 9h00 às 19h00.
Read in English
Autor: Susana Martinho
Editado por: Pedro Valente Lima
0 comentários