Foto: Larissa Souza |
Conhecido como gato-bravo, ou Felis silvestris, o gato selvagem é uma espécie em vias de extinção, sendo um dos últimos felinos selvagens existente em Portugal.
Maior em tamanho do que o gato doméstico, o gato-bravo possui uma pelagem de cor variável, desde o cinza ao castanho. É caracterizado pelas listas negras que carrega nas laterais e extremidades do corpo, além de possuir orelhas curtas e arredondadas e olhos grandes e verdes.
Pelo que se sabe, é possível encontrar este felino em regiões do Norte a Sul do país. No entanto, assim como o coelho-bravo, não é uma missão fácil. A começar pela população reduzida deste animal, o gato-bravo possui hábitos noturnos, sendo difícil vê-lo à luz do dia, onde passa maior parte do tempo em árvores e tocas.
Foto: Larissa Souza |
Segundo o professor Pedro Monterroso, da Universidade do Porto, no documentário Cat Diversity, do National Geographic (2008), "normalmente, os gatos selvagens são animais solitários, mas recetivos a outros gatos que se aproximam de seu território. No entanto, mantêm-se afastados de humanos".
Na cidade do Porto é possível, ainda que difícil, encontrar o gato-bravo em parques naturais, como é o caso do Parque da Cidade. Com certeza vale a pena visitar!
Autor: Larissa Souza
0 comentários