Foto: Mikaella Botelho |
Achavas tu que o NaturPorto não falaria de outros animais além das tartarugas do Sea Life Porto? Enganas-te! Hoje apresentamos-te as raias, criaturas curiosas que têm um lugar especial nos nossos corações e na exposição fixa "Baía das Raias", uma das mais disputadas do aquário.
As raias, arraias ou peixes batóides, são peixes marinhos cartilaginosos. Mas o que quer isso dizer? Simplesmente que a sua estrutura corporal não é composta por ossos, como é o nosso caso, seres humanos.
São animais sedentários, que, na sua maioria, vivem enterrados no fundo de areia ou lodo. Pertencem à mesma família dos respeitados tubarões - Elasmobranchii -, porém, a sua forma achatada possibilitou o desenvolvimento das fendas branquiais por baixo da cabeça.
Foto: José Loureiro Photography Blog |
Os peixes batóides característicos da sua espécie podem ser dividos em três grupos: as verdadeiras raias (com pequenas barbatanas dorsais na extremidade da cauda), os uges (com um espinho venenoso na cauda, aproveitado para a sua proteção) e as elétricas. Na baía, podes deslumbrar-te com o primeiro grupo.
Foto: Mikaella Botelho |
Para além de todo o conhecimento que é adquirido na exposição, são disponibilizados ainda quizzes sobre as diferentes espécie para responder e divertires-te. Achas que acabou? Não! A melhor parte está ainda por vir. Em horários marcados, é possível tocar nos animais, nos grandes tanques disponíveis para todo o público.
Foto: Mikaella Botelho |
Foto: Mikaella Botelho |
Foto: Mikaella Botelho |
Queres saber mais sobre as raias? Visita o Sea Life Porto e maravilha-te.
1 comentários
Muito Bom!
ResponderEliminar