Gaivota-d'asa-escura e Gaivota-argêntea: as aves aquáticas do Parque da Cidade

By Unknown - março 15, 2018


Foto: Jacqueline Ausier

O Parque da Cidade, no noroeste da cidade do Porto, é um dos melhores sítios para a observação de aves, especialmente de gaivotas.

Cerca de 14 espécies podem ser encontradas ao longo dos quatro lagos que compõem o parque. Entretanto, as aves mais comuns são a gaivota-d'asa-escura e a gaivota argêntea, presentes em abundância no primeiro lago do parque, devido ao seu contacto com o mar.

A gaivota-d'asa-escura, cientificamente conhecida como Larus Fuscus, pode ser encontrada durante o ano todo, mas principalmente no inverno. São caracterizadas pelo seu dorso cinzento-escuro, típico das gaivotas, pelas patas amarelo pálido e pelo bico amarelo, com uma pinta de coloração vermelha ou preta.

Foto: Jacqueline Ausier
Já a gaivota-argêntea, conhecida também por seu nome científico - Larus Michahellis -, possui o dorso e asas prateadas, com pontas em diferentes tons de preto e pérola. Um facto interessante é que as gaivotas do 1º ano desta espécie são muito semelhantes às gaivotas-d'asa-escura, enquanto as de 2º e 3º anos são facilmente distinguíveis devido ao dorso prateado. 

Foto: Jacqueline Ausier
Para quem deseja observar uma grande comunidade de gaivotas, recomenda-se uma visita ao Parque da Cidade até a terceira semana de março, momento em que o inverno termina oficialmente. Outros lugares em que as espécies podem ser observadas são as praias da cidade do Porto ou mesmo o estuário do Douro.

Foto: Jacqueline Ausier

Autora: Jacqueline Ausier

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários