O Jardim no coração da cidade

By Unknown - março 09, 2018

Foto: Pedro Valente Lima


O Jardim da Cordoaria, mais especificamente Jardim de João Chagas, situa-se na Rua Campo dos Mártires da Pátria , em pleno centro histórico do Porto, em frente à Torre dos Clérigos e ao Centro Nacional de Fotografia (antiga cadeia da Relação).

Nasceu no século XIX, desenhado por Emile David, um arquiteto paisagista alemão, para substituir a Alameda da Cordoaria, que era o espaço verde mais antigo da cidade. Através do programa "Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura", procedeu-se a uma alteração completa do espaço pelos arquitectos paisagistas João Nunes e Carlos Ribas e pelos arquitectos Camilo Cortesão e Mercês Vieira.

Foto: Pedro Valente Lima

Alguns dos exemplares de espécies vegetais de grande porte aqui encontrados são classificados desde 2005 como árvores de interesse público. Destacamos a Araucária (Bidwillii), que é a maior árvore do Jardim da Cordoaria e uma das maiores de Portugal, que lá está desde 1868. Outra árvore de grande relevância, também do século XIX, é a Sequóia, um autêntico fóssil vivo vindo do Período Terciário.

Neste encantador jardim,  temos a oportunidade de contemplar uma alameda de Plátanos, que não passa despercebida ao olhar de quem por lá passa. Chamam a atenção pelo seu aspeto peculiar, devido a uma espécie de raquitismo, que lhes confere um aumento de diâmetro do tronco onde parecem implantados uns ramos que vão crescendo.  

Read in English

Autor: Gonçalo Meira

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários