Foto: Jacqueline Ausier |
O Parque e Jardim de Serralves, localizado na Fundação de Serralves, compõe um dos maiores espaços verdes da cidade do Porto.
Inicialmente, o Parque, assim como a Casa de Serralves, faziam parte do conjunto de propriedades privadas do 2° Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Em 1986, com a aquisição da propriedade pelo Estado Português, o parque foi aberto ao público e a Fundação de Serralves foi criada.
Foto: Jacqueline Ausier |
Um dos maiores destaques do parque é a diversidade que o seu património arbóreo e arbustivo apresentam. Ao todo, são 8000 tipos de plantas que abrangem cerca de 230 espécies. Algumas, inclusive, encontram-se em perigo de extinção, como o Teixo - Taxus baccata. É possível, também, encontrar espécies típicas da flora portuguesa, como o pinheiro-manso, o castanheiro e a aveleira.
Foto: Jacqueline Ausier |
A fauna também está presente no Parque de Serralves. São cerca de 60 espécies de aves, mamíferos e anfíbios, além de um vasto número de espécies invertebradas. Alguns exemplos dos animais que podem ser encontrados no parque são a salamandra-de-patas-amarelas, a borboleta-acobreada ou a coruja-das-torres.
Ao longo do ano, Serralves recebe eventos, exposições e conferências relacionados com a temática da biodiversidade. Um dos eventos mais conhecidos é a BioBlitz, já mencionado pelo NaturPorto, que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número de espécies possível no Parque de Serralves.
Foto: Jacqueline Ausier |
Para quem deseja imergir na fauna e flora do Parque de Serralves, é possível aceder ao levantamento georreferenciado das árvores e arbustos do Parque e a lista do grupo faunístico do Parque.
Autora: Jacqueline Ausier
0 comentários