Foto: internetparatodos.blogs.sapo.pt |
Ao viajar pelas autoestradas portuguesas, principalmente no verão, podes reparar nas torres de alta voltagem decorados com ninhos gigantes. Bom, na verdade são ninhos de cegonha branca.
Os ninhos de cegonha podem ser vistos em vários locais. Normalmente, quando migram para a Europa durante o verão, as cegonhas brancas escolhem locais altos para nidificar, como árvores altas - pinheiros, eucaliptos, azinheira -, ou construções humanas - telhados, pórticos de autoestrada, igrejas ou torres de alta voltagem, por exemplo.
Apesar da sua escolha se basear na sua melhor segurança, os locais escolhidos poderão ser fonte de problemas. Em Portugal, até foi necessário transferir os ninhos de algumas cegonhas que estavam em cima dos pórticos de autoestrada, perto de Aveiro. Não só estavam bastante pesados, como forçavam as cegonhas a fazer voos demasiado baixos para os alcançar. Desta maneira, os pássaros quase embatiam contra os veículos em algumas situações. Portanto, os ninhos foram mudados para estruturas especificamente construídas para o caso, perto da autoestrada.
Foto: JN |
Foto: 20minutos.es |
As cegonhas por si só são já aves de grande porte, mas esperavas mesmo que os ninhos pudessem ter meia tonelada de peso? Exato. Normalmente, o ninho de uma cegonha branca pesa à volta de 250 quilos, mas pode chegar à meia tonelada. O diâmetro pode variar entre um a um metro e meio. Pode ser feito com galhos, folhas, pelos ou mesmo resíduos humanos.
Estes ninhos podem ser reutilizados todos os anos, por cegonhas ou mesmo outras espécies, como as garças. Quando isso acontece, os pássaros acabam por amontoar mais material na manutenção do ninho, que pode ficar maior e mais pesado.
Autor: Pedro Valente Lima
0 comentários