O pequeno e alegre pardal

By Pedro Valente Lima - maio 09, 2018



Foto: InfoEscola
O pardal é um pássaro bem conhecido do homem. Voam e fazem os seus ninhos em áreas urbanas de todo o mundo, mesmo nos espaços mais estranhos.

Este pássaro pode ter entre 10 a 20 centímetros de comprimento e pesar entre 10 a 50 gramas, normalmente. Enquanto o macho apresenta penas douradas, pretas, cinzentas e castanhas, as fêmeas apenas possuem uma penugem acastanhada. O pardal tem um bico largo, devido à sua habitual dieta: sementes e pequenos insetos.

Geralmente, estes pássaros formam bandos e fazem ninho praticamente em qualquer lugar. As fêmeas podem pôr até 8 ovos, os quais são incubados por ambos os pais. Os ovos deverão chocar entre os 12 e os 14 dias, mas existem registos de casos tardios de 24 dias.

Originais de África e da Eurasia, os pardais foram inseridos noutros ecossistemas do mundo por viajantes. No Brasil, os primeiros pardais foram libertados em 1903, originários de Portugal. Esta relação próxima com os humanos pode ser provada pela presença constante nas ruas, cidades ou aldeias. Até mesmo em sítios estranhos, como o Costa Coffee no Porto!

Foto: Pedro Valente Lima
Foto: Pedro Valente Lima
Foto: Pedro Valente Lima
O Costa Coffee, apesar de tudo, não é o seu local de eleição, claro. Para isso, sugerimos que vás até ao Parque da Cidade, se quiseres observar pardais no seu habitat mais natural. Portanto, de que estás à espera?

Bio:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Birds
Ordem: Passeriformes
Família: Passeridae
Género: Passer domesticus


Autor: Pedro Valente Lima

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários