Gaivotas no Porto: inocentes ou culpadas?

By Unknown - maio 16, 2018

Foto: Katlyn Dias

As gaivotas são animais constantemente encontrados no Parque da Cidade, na rua Santa Catarina e também no Ribeira. Mas será que a população está contente com o convívio obrigatório com tais aves?

Dentre os 19 tipos de gaivotas presentes em território português, as de maior incidência no Porto são a gaivota-d´asa-escura e a gaivota argêntea, já apresentadas aquiInfelizmente, há cada vez mais relatos de ataques de gaivotas a pessoas na cidade do Porto. A maior parte das reclamações são pela sujidade que os animais produzem, ataques surpresa, roubos de comida, agressividade e ruído excessivo.

Donos dos estabelecimentos que comercializam produtos alimentares têm de avisar os clientes de antemão sobre os perigos de comer nas esplanadas, já que o número de animais obteve um aumento exacerbado nos últimos 2 anos.

Foto: Mikaella Boelho
O NaturPorto foi as ruas e entrevistou algumas pessoas a respeito das suas experiências com as gaivotas na cidade do Porto. Um dos relatos mais graves foi de Kaique Antunes, estudante de engenharia da Universidade do Porto: "Eu estava com um grupo de amigos a passear perto da Torre dos Clérigos quando decidi comprar um bolinho de bacalhau. De repente, fui atacado por 5 gaivotas ao mesmo tempo. Foi horrível."

Estudos promovidos pela Instituto de Ciências Biomédicas afirmam que as aves estão a produzir bactérias multirresistentes pelas excreções com alto nível de resistência a antibióticos, tornando-se ameaças reais para os humanos. 

Para além disso, a culpa do comportamento das aves é nossa, seres humanos. A presença das gaivotas é comum na maioria das cidades costeiras devido ao despejo de resíduos fora de contentores, tornando-se mais fácil localizar a comida.

Foto: Mikaella Botelho
Já é hora de fazermos a nossa parte para que os animais possam fazer a deles. Que tal começar hoje?

Read in English

Autora: Mikaella Botelho

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários