À descoberta da encantadora Villa d'Allen

By Unknown - maio 18, 2018

Foto: Villa d´Allen
Situada na rua do Freixo, no Porto, encontra-se uma das opções menos conhecidas de espaços verde da cidade: a Villa d'Allen.


Classificada como Imóvel de Interesse Público, pertence à família do negociante inglês João Allen e é considerada uma sobrevivente das quintas de recreio que rodeavam a cidade do Porto nos séculos XVIII e XIX.

Foto: Villa d´Allen
Apesar de apresentar um exuberante edifício de arquitetura eclética, típica do romantismo, o que encanta os amantes de natureza são os jardins que rodeiam toda a propriedade, com a presença de lagos, riachos e plantas características da flora do Porto, além de uma enorme coleção de Camélias, o símbolo da cidade.

Os membros da Família Allen, como admiradores da botânica, foram os responsáveis pela extensão dos jardins românticos, com a criação de uma mata repleta de caminhos e bosques, esculturas e ruínas, estilo clássico do romantismo.

Foto: Villa d´Allen
A junção de todos esses fatores, sem dúvidas, concede um ar encantado à Villa d'Allen. É um passeio que vale a pena em qualquer época do ano, indicado também para todas as idades. As visitas guiadas aos jardins acontecem todos os sábados, das 10h às 19h, mediante marcação prévia. Também é possível conhecer o viveiro de plantas ornamentais da Villa, que se encontra aberto de segunda a sexta, entre as 8h30 e as 18h e aos sábados, entre 9h e as 17h.

Para os interessados em conhecer um pouco melhor a história de origem da Villa d'Allen, além da visita ao local, recomenda-se o acesso ao seu website.

Autora: Jacqueline Ausier

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários