Fauna do Porto: Ganso-bravo

By Unknown - maio 23, 2018

Foto: Larissa Souza
Dando sequência aos animais selvagens que podem ser encontrados na Cidade do Porto, hoje apresentamos o ganso ou ganso-bravo.

Assim como os patos, marrecos e os cisnes, os gansos fazem parte da família de aves Anatidae. Primordialmente, possuem duas espécies principais: o ganso-bravo e o ganso-cisne, dos quais derivam os gansos domésticos dentre demais 40 variedades.

Caracterizados pela pelagem branca e cinza, bico de cor laranja e altura que varia entre 60 centímetros a 1,15 metro, os gansos podem ter vida bastante longa se criados em cativeiro, onde podem atuar como animais de guarda tão ou melhor eficientes quanto um cão ao defender seu território. São ótimos nadadores e os filhotes aprendem cedo o ato devido as penas impermeáveis e pés com membranas interdigitais.

Foto: Larissa Souza
São animais que se alimentam essencialmente de plantas, folhas, frutos, etc. Exímios voadores, são capazes de voar milhares de quilômetros no período de migração, além de serem animais inteligentes o suficiente para usarem as estrelas ao se orientar e possuírem boa memoria.

Os gansos-bravo ou selvagens, que são aqueles que vivem em habitat natural, costumam andar em grupos e convivem harmoniosamente com outras aves, como por exemplo o pato-selvagem, assim como podemos observar em uma de nossas visitas ao Parque da Cidade.



Autor: Larissa Souza

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários